02/08/12

Cômoda Amarela

Hoje vou postar a reforma de uma cômoda que mandei fazer quando estava grávida do filhote, há 13 anos, pedi cor natural, mas o marceneiro passou um verniz amarelado, nunca gostei do resultado da pintura, mas ela foi feita conforme eu tinha desenhado e ajudou bastante. A coitadinha deu cupim, ficou com mau cheiro, comprei outra para colocar no quarto e levei a velha para a lavanderia, guardava restos de miçangas e contas de quando eu fazia bijuterias. Como diz a Thalita Carvalho do Blog Casa de Colorir, o bichinho carpinteiro me pegou e não quer largar mais, estou cheia de ferramentas, pincéis, tintas, papéis esparramados pela casa, então resolvi pintá-la, vou colocar na varanda, para guardar minhas coisas.


Enquanto a varanda não fica pronta ela fica na sala com
alguns objetos trazidos de viagens por mim ou amigos.


Cômoda antes.

Tirei os puxadores antigos. Apliquei um cupinicida, nos buraquinhos. Passei seladora, principalmente na base, pois como ficará na varanda eventualmente poderá molhar, preparei do mesmo jeito da mesinha vermelha, usei o produto Striptizi da Montana para tirar o verniz, passar uma camada generosa por toda a peça, esperei um tempo e tirei com a espátula, dessa vez não foi tão fácil de sair, tive que passar umas 3 demãos do produto e ir tirando com a espátula, até sair todo o verniz. Não esqueçam da proteção com as luvas o produto é muito forte em contado com a pele, não tem necessidade da máscara, pois não tem cheiro.


Material para preparar para pintura.

Depois das peças livres do verniz, havia algumas imperfeições na madeira, usei massa de calafetação para madeira na cor marfim, o Sayermassa da Sayerlack. passei o produto com espátula, é uma massa pastosa, coloquei onde havia falhas, alisei com a espátula deixei secar. Lixei para tirar irregularidades. É importante se proteja do pó com máscara.

Detalhe da gaveta já sem o verniz e do material para pintura.

Para a pintura usei tinta PVA de parede, duas demãos da cor branco neve, com rolinho de espuma, é muito importante esse fundo branco, pois somente assim aparecerá o tom real da cor escolhida. Entre as demãos lixar com lixa de grão bem fino, usar máscara para proteger do pó, retirar o excesso de pó com um pano seco.

Material para pintura de fundo.

Queria um amarelo bem forte para minha cômoda, escolhi um na cartela de cores da Coral, o Amarelo Ômega, mandei preparar um medida que fazem para teste, menos de 1 litro. Passei umas 3 demãos, lixando entre as demãos, no início usei o rolinho de espuma, mas ele deixa um aspecto de casca de ovo, troquei por um rolo de pelo, igual ao que pinta parede, só que na medida menor. Depois de seca passei o verniz marítimo incolor da Suvinil.


Tinta da Coral e Verniz marítimo da Suvinil.

Escolhi o verniz marítimo pois minha cômoda ficará na varanda e pode ser que molhe com alguma chuva de vento. Só que não gostei muito do resultado do verniz, pois ele tem uma leve cor e ficou aparente, além de ter que ser diluído em solvente. Existe o verniz para artesanato a base d'água, ficaria totalmente transparente, mas não teria a proteção desejada, e fica mais caro para uma peça grande como esta.

Pintei a cômoda só por fora, por dentro deixei na cor da madeira, coloquei os pezinhos que contei a história aqui. Para colocar os pezinhos tive que mandar fazer um suporte quadrado que ficou embutido no rodapé, os pés foram parafusados nesse suporte, ou ficariam embutidos e não ficariam visíveis.

Peça pintada com os pés colocados.

Coloquei os puxadores de metal envelhecido, que me apaixonei assim que os vi na loja, acho que combina perfeitamente com a cor e os pezinhos. O resultado final foi este. Eu ameiiii. O que acharam?

Cômoda finalizada.

Valeu pessoal, até a próxima, deixem comentários, é um incentivo e tanto, saber que vale a pena continuar com as peripécias por aqui, obrigada!!!!







4 comentários:

  1. Eu não sabia que existia cupinicida. Sempre pensei que se desse cupim, o negócio era jogar fora. Ficou linda sua cômoda. Parabéns pelo seu talento. Bjaum.

    Ah, nunca assisti ao filme O Profissional, mas a canção é linda.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o resultado! Ficou lindo mesmo!
    Esse amarelo ômega eu tô pensando em colocar no terraço lá de casa e pintar uma namoradeira antiga de azul royal. Vou me arriscar na pintura. Ah, ia me esquecendo, valeu pela dica dos pincéis...quando eu pintava tb ficava com efeito casca de ovo, agora com o rolo de lã a pintura vai ficar mais profissional.
    Débora Lúcia/Recife-PE
    dlnogueira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Ameiiiiiiiiiiiii, vc é muito talentosa...
    Dê uma olhadinha nessa página, umas coisitas que fiz...
    http://reciclaedecora.com/decoracao/decoracao-com-reaproveitamento/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, é muito bom, quando alguém gosta do nosso trabalho, dei uma olhadinha rapidinho no seu blog, já tinha visitado antes, mas vou visitar e ver com atenção seus trabalhos e criatividade são muito bons. Bjos

      Excluir